Cursos e oficinas
Os cursos e oficinas para o público em geral conceituam a importância do brincar na vida profissional e pessoal, levantando, com bom humor, descontração e leveza, aspectos de comunicação e cooperação. As atividades propostas buscam mostrar como o lúdico é necessário para a saúde das relações humanas, base de mudanças estruturais e transformações culturais.
Os cursos de formação de palhaço são voltados para estudantes e artistas que querem estudar e se aprofundar na linguagem específica. As bases do improviso, o treino da máscara, a construção da identidade de cada palhaço são algumas abordagens trabalhadas.
Improviso, Imaginação e Presença
Curso que desenvolve a criatividade, exercita a imaginação, contribui para melhorar a desenvoltura e o improviso em situações da vida diária que demandam prontidão.
Criado e realizado pelas atrizes, palhaças e professoras de artes cênicas Soraya Saide e Roberta Calza, trabalha a espontaneidade, mostrando que a vida pode ser encarada como um fluxo sem fim e sem julgamentos.
Partindo de jogos tradicionais infantis, evolui-se para exercícios teatrais em que são trabalhados conceitos do universo do sensível – estímulos que possibilitam novas percepções do mundo, conceitos da base teatral e do improviso que a maioria das brincadeiras tradicionais utiliza (um lugar, uma ação) –, realçados em situações criadas pelos participantes.
A criatividade revelada pelo tempo de experimentação e calma também é exercitada neste curso, que não tem a pretensão, mas pode ser encarado como um passo inicial de uma formação de olhar para as artes cênicas.
As aulas são dinâmicas, guiadas pelas duas professoras, permitindo aos participantes a oportunidade de vivenciar e experimentar em grupo situações e personagens de maneira gradual e sutil, construindo narrativas.
Professoras experientes, Soraya e Roberta acreditam que esses passos integram, sensibilizam, instigam os participantes a jogar/brincar, num clima divertido, livre da crítica, para que assim possam explorar a criação.
Público-alvo: para interessados em geral, maiores de 18 anos. Sem necessidade de qualquer experiência teatral.
Palestras
As palestras são uma oportunidade de encontro entre instituições, empresas e escolas, para que levantem temas de debate em suas comunidades.
A Rã Ri oferece duas palestras, que exploram conceitos e práticas sobre o papel da arte para uma mudança cultural, sua contribuição para a humanização dos ambientes e a sanidade das relações humanas.
Palhaços Sem Juízo nos corredores da Justiça
Em tom bem-humorado, os artistas contam suas experiências no Judiciário como palhaças. Falam sobre enfrentamento à violência pelo diálogo e como o palhaço busca favorecer a livre expressão de crianças e adolescentes, para que se sintam seguros e confiantes a contar as agressões sofridas. Relatam como a arte pode ser parceira da Justiça e transpor barreiras.
A palestra conta um pouco do palhaço, de onde surgiu essa máscara e o que ela mobiliza nas pessoas com seu fluxo ilógico de pensamento.
Algumas brincadeiras coletivas são propostas, proporcionando um clima colaborativo, amigável e descontraído entre os participantes, ao mesmo tempo sensibilizando para o enfrentamento à violência e a importância do diálogo para uma mudança de cultura.
Duração:1 hora e 30 minutos.
Para um juízo sobre a linguagem
Somos atrizes, palhaças e professoras de teatro. Corpo, texto e improviso são nossa matéria de estudo. Em duas décadas nos tornamos amigas e compartilhamos muitas ideias sobre o significado da arte, do fazer teatro no palco – o de tablado e o feito nos espaços inesperados como os hospitais e os corredores e salas dos Fóruns de Justiça.
Em nossos cursos, as aulas são práticas, pois percebemos uma demanda sempre crescente de artistas profissionais da área, amadores e público em geral por conhecer um pouco mais o fio da meada, de onde veio e para onde pode ir o palhaço.
O palhaço é uma máscara que tem uma história milenar, muitas vertentes e maneiras de ser, e está presente no imaginário de todos os povos. Esse encontro expositivo faz um recorte histórico ocidental, da Idade Média à atualidade, partindo de conceitos básicos – o que é teatro, linguagem, arquétipo – até chegar no palhaço como o identificamos hoje em dia, de nariz vermelho.
O encontro fala dos bobos medievais, da commedia dell’arte, do palhaço como lógica e conceito. Traz referências do circo, do teatro, do cinema e da TV, com fotos e trechos de alguns expoentes que nos inspiram e norteiam nosso trabalho tanto em cena quanto em sala de aula.
Os encontros têm 2h30 minutos de duração.